sexta-feira, junho 5

Um mundo de imagens

Depois da visita à Exposição World Press Cartoon, achei que dentro do tema sobre o qual eu tenho de escrever, os cartoons que lá estavam eram uma perfeita fonte de inspiração. Através daquela exposição, podemos perfeitamente notar denominadores comuns, percebermos claramente quais os assuntos ou personalidades que são as principais “vitimas” dos media. A mira da Imprensa está sempre apontada, só falta a precisão para disparar no momento certo. E isto meus fiéis leitores, é o segredo dos media.
Vou então fazer a “lista dos mais procurados dos media”,uma coisa ao estilo Velho Oeste. Desculpem a desilusão, mas a recompensa não é para nós pessoas-que-não-ligadas-aos-media. Também não a merecíamos. A única coisa que vemos é ver os duelos, porque quem tem de disparar não somos nós. Bem, mas então deixemo-nos de conversas, e partiremos para o importante.
1º Lugar – Crise mundial
Acho que é unânime. A crise mundial está tão presente nas desculpas que damos para tudo de mal que fazemos (se roubamos não é porque queremos, é da crise; se não damos nada a ninguém não é por sermos invejosos, é a crise) como na imprensa, e logo nos cartoons. Acho que as crianças de agora aprendem a dizer a palavra crise antes de aprenderem a dizer “papá” ou “mamã”. A crise e os media andam de braços dados. A crise, essa oportunista convencida gosta de aparecer de vez em quanto e moldar todo o mundo à sua volta. Gosta da imprensa, pois esta dá-lhe a atenção que pretende. A imprensa tem na crise um baú de assuntos intermináveis com ela ligados, pois afinal há sempre um analista que tem uma nova teoria sobre as razões da crise, e há montes de fábricas ainda por fechar e que dão “óptimas” entrevistas com as pessoas que acabaram de ser despedidas e que claro, não vão estar com papas na língua e que com alguma sorte vão criticar tudo o que lhe aparece á frente!
2º Lugar – Barack Obama
Conhecem a expressão “namoradinha da América”, aquilo que costumam chamar às modelos e actrizes e afins que estão na berra no país do tio Sam? Pois, tirem o cavalinho da chuva as Paris Hilton da terra da Liberdade, pois Barack Obama tirou-vos o estatuto. Barack Obama é o novo “namoradinho da América”, aliás não só da América, do mundo! Se a imprensa não perdoa as Paris Hilton do mundo, com certeza também não vai perdoar Barack Obama. Mas este tem reflexos rápidos (reentrando outra vez na metáfora do Velho Oeste) e a abordagem que faz de Obama, é certamente diferente da que faziam e Bush. Obama, faz transparecer através dos media uma imagem de mudança e esperança. Isto, até através dos cartoons se pode verificar.
3º - Guerra no Iraque
E por último mas não menos importante, a guerra no Iraque. Nos últimos tempos este conflito não tem tomado tanto os jornais como dantes, mas na exposição pode-se verificar uma forte referência a esta guerra. Achei especialmente elucidativo um cartoon, que inspirado na famosa fotografia dos soldados americanos na 2ª Guerra Mundial a levantar a bandeira americana em Iwo Jima, mostra um grupo de soldados que levantavam não a bandeira, mas sim uma torre de exploração de petróleo. Acho que relativamente à guerra do Iraque, os cartoons disseram mais do que por vezes os noticiários, daí a importância destes. Aliás, em muitos dos cartoons estavam representadas coisas que muitas vezes não se vêm nos jornais ou nos telejornais, porque se for bem a ver, a imagem sempre é mais suave, e há sempre uma desculpa. As palavras são claras directas, as imagens já são do tipo – “Ai foi assim que você interpretou o meu desenho? mas olhe que não tem nada a ver com isso…”

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