segunda-feira, novembro 9

A queda da separação...


Hoje é uma data não só importante para a Alemanha, mas para o resto do mundo. Faz hoje 20 que o muro de Berlim, que dividia a RFA e a RDA, caiu. A "cortina de ferro" separou muitas pessoas, muitas vidas. Imaginem só, o nosso país dividido em dois? Imaginem que uma pessoa de quem vocês sentiam saudades, de quem gostavam muito estivesse à distância de uma mera parede, e apesar de estarem tão perto, não se podem ver,não se podem tocar. Imagino a frustração que o Homem deve sentir quando é vencido por uma simples parede.
Um país separado, pois não se conseguiam lidar com as diferenças. Que maneira mais ridícula de resolver a situação não? Uma muro electrificado, guardado por 302 torres de observação, cães de guarda, alarmes...
Alguns tentaram no desespero passar para o outro lado, mas o resultado nunca era positivo.
Mas a queda do muro trouxe a unificação da Alemanha e dos alemães. Pelas notícias ouvimos montes de histórias acerca de reecontros, o que nos faz pensar que não se deve perder a esperança, pois se tivermos paciência talvez o destino volte a sorrir. Tenho pena que aqueles que morreram a tentar passar o muro, não tenham tido a oportunidade de estarem presentes naqueles momentos tão significativos em que o muro foi deitado abaixo, e que de certo vão ficar para sempre como momentos importantíssimos do século XX.