terça-feira, maio 5

Amiguinhos




É quando finalmente se tem tempo para pegar naquele jornal que todos dias vemos de manhã, na banca por onde passamos na rua, e dar-lhe uma olhadela, que nos apercebemos da verdadeira crise em que vivemos. Sim, porque a crise não é só económica, com se diz por aí... Há uma crise de valores e isso reflecte-se igualmente na Imprensa.

No meio em que IMPARCIALIDADE é supostamente a palavra rei, choca-me deparar-me com uma verdade totalmente diferente. Às nossas escondidas, mas ironicamente de caras, a Imprensa e a Política andam de mãos dadas.Vivia na ilusão que não; vivemos no século XXI, somos livres e já ninguém julga ninguém por ter outra confissão política. Mas a verdade é que o próprio governo usa o que tem ao dispôr para moldar a mente do público. Nós, como galinhas dentro de capoeiras, somos engo(r)dados aos poucos e poucos. A Imprensa tem esta capacidade, elogiável, atrever-me-ia a dizer, pois é bastante admirável a eficácia com que o faz. Será demais pedir uma fonte de informação que não tome partidos? Estes amigos do peito, que pela frente desviam olhares mas por trás trocam pancadinhas nas costas, uniram-se para cativar a mente do povo português – e levaram mesmo cativas as suas opiniões. Quantas vezes ouvimos alguém justificar-se com “era o que vinha no jornal!”? Cabe na cabeça de alguém questionar tamanha fonte confiável?!

Todos temos de nos questionar – a nós mesmos. Uma forma de fazer isso é por nunca nos basearmos numa única fonte; analisar várias opiniões acerca do mesmo assunto. A necessidade de travar uma luta entre o que nos é introduzido e os nossos valores não deve terminar. Temos de fazer da verdade a nossa própria. Que me interessa se o Sr. Muito Culto diz isto ou aquilo no jornal? Quem me pode garantir que não foi comprado para proferir tamanhas palavras? A Imprensa e a Política andam de mãos dadas, andam... Mas a mim já não apanham!

1 comentário:

vera disse...

escreves mesmo bem sara, gosto imenso de ler os teus textos! acho que deves continuar assim.