quarta-feira, abril 22

Efeito de estufa

O que é o efeito de estufa?

Certos gases fazem que a atmosfera apanhe energia quente à superficie da Terra. Sem o efeito de estufa, a média da temperatura global da Terra seria de 18ºC, em vez de 14,6ºC da actualidade. A preocupação é que o crescente efeito de estufa causado pelos humanos aqueça demasiado o planeta.
Os principais gases que provocam o efeito de estufa (GHGs) são o dióxido de carbono (CO2), metano, óxido nítrico, os clorofluorcarbonos (CFCs) e o vapor de água. Tirando os CFCs que têm origem comerciais, os gases encontram-se na Natureza. A queima de combustíveis fósseis, árvores e desperdícios agrícolas aumenta o CO2, o metano e o óxido nítrico, assim como refinarias e minhas de carvão. E o vapor de água é afectado indirectamente por nós. À medida que a Terra aquece devido ao aumento de outros GHGs, a evaporação aumenta, criando mais vapor de água.

Quanto Aumentaram os gases de estufa?

«O CO2 aumentou 35% desde o início da era industrial», diz Gavin Schidt, um climatologista do Instituto Goddard para Estudos Especias, da NASA. «O metano mais que duplicou. O óxido nítrico subiu 17%.» Os cientistas estão preocupados com o CO2 porque é o gás mais abundante que nos afecta directamente. Por um lado estabilizámos os nossos CFCs e as emissões de metano, mas até agora não o fizemos para o CO2. O dióxido de carbono na atmosfera continua a aumentar 0.4% ao ano - porque os combustíveis fósseis que o produzem preenchem 85% das nossas necessidades de energia.


Sem comentários: