quarta-feira, junho 10

TERRA À TERRA – Projecto de Compostagem Caseira


O Projecto Terra à Terra visa promover a redução de resíduos ao nível das habitações, instituições e escolas dos Municípios associados da Lipor, através da compostagem caseira de resíduos orgânicos.
A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos pelos seus 8 municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Os RSU apresentam uma elevada percentagem de matéria orgânica, cerca de 40 % em peso da sua composição, pelo que a recuperação desta fracção representa uma componente fundamental na estratégia da Lipor.A Lipor tem fomentado a gestão sustentável dos resíduos urbanos na sua área de intervenção, adoptando a Prevenção na produção de resíduos como ponto de partida. A compostagem caseira - processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica num material semelhante ao solo a que se chama composto - assume uma posição privilegiada, uma vez que representa um método de prevenção na produção de resíduos na origem, reduzindo-se os custos económicos e ambientais associados à recolha e tratamento desses resíduos. Por outro lado, reduz-se a deposição em aterro da matéria orgânica e, consequentemente, as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população afectada.No seguimento desta estratégia, surge em 2007 o Terra à Terra - Projecto de Compostagem Caseira. O Projecto Terra à Terra visa promover a redução de resíduos ao nível das habitações, Instituições e Escolas dos Municípios Associados da Lipor, através da Compostagem Caseira de resíduos orgânicos.Até Abril de 2009 já foram entregues 1655 compostores.
De acordo com o Projecto “Avaliar e Valorizar as Emissões de Gases com Efeito de Estufa das Actividades Lipor” realizado pela E.Value em 2008, assumindo o desvio, em média, de 3000 ton/ano de resíduos orgânicos da valorização energética, o Projecto de Compostagem Caseira permitirá evitar a emissão de 528 ton CO2/ ano. Para atingir este objectivo é inerente encarar de extrema importância a execução de um processo de compostagem caseira eficiente, promovendo a minimização da ocorrência no compostor do processo de degradação da matéria orgânica em regime anaeróbio (fermentação) e a consequente emissão de metano. A estratégia adoptada no Terra à Terra permite, portanto, que este projecto não seja uma fonte de emissão de gases com efeito de estufa.O Terra à Terra é um projecto que pretende ser inovador, uma vez que promove de forma activa a mudança de comportamentos e reflexão sobre todos os impactos que uma pequena atitude pode ter sobre o ambiente que nos rodeia.

Sem comentários: