quarta-feira, maio 27

Internet

E se as crianças vierem a descobrir informações sobre pornografia ou drogas?

Habitualmente as crianças encontram sempre o que lhes interessa; quanto mais escondido estiver, com mais afinco elas procuram.Nem mesmo o puritano mais arreigado terá certamente a coragem de criticar as crianças por estas serem curiosas. Esteja consciente de que isso pode acontecer; as crianças pertencem à geração do Duke Nukem. Muitas instituições de ensino têm vindo a tomar medidas para limitar o acesso a assuntos polémicos e algumas empresas estão a desenvolver programas que impedem o acesso a material que contém palavras-chave relacionadas com material sexualmente explícito ou drogas. O maior desenvolvimento actual é o PICS (Plataform for Internet Content Selection), um sistema de classificação de páginas da Web relativamente ao conteúdo, que permitirá que o software da Internet seja configurado com uma barra nas páginas «para maiores de 18 anos». É provável que este sistema, ou um sistema semelhante, se venha a tornar uma função standard dos browsers da Web. No entanto, é impossível filtrar a Internet na sua totalidade, talvez porque a finalidade desta não é apregoar conceitos de moral
Se está preocupado com o facto de que as crianças se podem perverter na rede, talvez se sinta mais descansado se souber que menos de um por cento dos newsgroups da Internet são dedicados ao sexo, sendo esta percentagem ainda menor nas páginas da World Wide Web. Que tal comparar isto com as revistas existentes nas prateleiras do quiosque do seu bairro?
Pense também que as crianças expostas à Internet poderão amadurecer mais depressa, aprendendo a pensar de uma forma mais livre e independente. As primeiras impressões que terão de assuntos tais como a droga, o sexo e os cultos religiosos serão, normalmente, através de debates e discussões interactivas. Se alguém afixar um artigo num newsgroup dizendo que o crack é uma forma fácil de arranjar dinheiro e amigos, este poderá atrair vinte artigos negativos em resposta. Seguindo o curso das respostas, as crianças poderão compreender de que lado está a razão e formularem as suas próprias opiniões com base em factos objectivos.

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