quinta-feira, abril 30

Ser idoso em Portugal

Voluntariado…
Era já um desejo pessoal mas o trabalho de português, “Abraça uma causa” fez-me procurar rapidamente um local para fazer voluntariado.

Eu já tinha pensado inúmeras vezes em fazê-lo, em dar um pouco do que tenho aqueles que mais precisam e receber deles aquilo que tem para dar.
Não dão bens materiais, não me dão popularidade, dão-me carinho e muitos ensinamentos que só eles sabem, coisas da vida real.
Descobri um local e informei-me, a partir desse dia ficou combinado que lá estaria nos próximos dias. E assim foi ….

Assim que cheguei, o nervosismo tomou conta de mim, senti medo de não corresponder as expectativas de quem iria ser meu amigo no futuro.
O sms para os meus amigos foram mais que muitos, o nervosismo, a dificuldade em saber o que achariam de mim e as próximas relações que iria criar fizeram-me procurar algum apoio. Felizmente todos me apoiaram e me fizeram ver que o que eu estava a fazer era realmente importante.

Apresentada aquela “malta jovem”, as conversas seguiram-se, dissolvendo todos os nervos, angústias e ansiedades.
Fiquei algum tempo a ouvir o que tinham para me dizer, e acreditem, tinham muito para dizer. Chocou-me em parte a necessidade que tinham em falar, a necessidade que tinham em ter alguém com quem pudessem trocar algumas palavras.

Hoje, os nossos avós são quase que abandonados. Ser idoso em Portugal não é fácil, é quase como não ser ninguém, as vezes é como morrer antes da própria morte chegar.

E o voluntariado …

O voluntariado é uma espécie de intercâmbio de emoções e sentimentos.
Fazer voluntariado é algo tão compensador, que nós, aqueles que o fazemos devíamos ser mais que muitos.
Para além de ganharmos amigos com muita experiência de vida, ganhamos maturidade, responsabilidade e muito carinho que só eles têm para dar.

Se hoje os filhos, que foram criados pelos os pais, os abandonam e os deixam a mercê do seu próprio destino… Amanha parece-me que tudo será possível.

Pensa lá, foram criados por eles, muitas vezes com o maior sacrifício e depois?
Depois são abandonados sem qualquer justificação, sem qualquer razão.

Não podemos travar este flagelo mas podemos tentar minora-lo. Fazendo voluntariado.

Procura um local, pensa que estás a ajudar. Não é preciso ficares sem tempo, deixares de fazer aquilo que mais gostas.É só um tempinho. Não custa nada!



Experimenta!

Sem comentários: