sexta-feira, abril 17

Importância e vantagens da floresta e das árvores

1) Os ecossistemas, como as florestas, os recifes de coral ou as linhas de água, são responsáveis pela prestação e manutenção da vida na terra. A floresta constitui a base de uma parte importante dos ecossistemas terrestres a nível global.

2) Os ciclos de água, do carbono, do azoto são exemplos de serviços ecológicos, cujo funcionamento depende da manutenção da integridade dos espaços naturais. Eles permitem coisas tão importantes quanto termos acesso a água potável, ar limpo e a decomposição da matéria orgânica.

3) A floresta natural é responsável pelo aumento da capacidade de infiltração de água no solo em mais 3,5 vezes do que os solos urbanos (bastante pavimentados), reduzindo assim o risco de cheia e promovendo disponibilidade de água nos lençóis freáticos (local de onde vem a água que utilizamos todos os dias…).

4) 1 hectare de floresta pode absorver cerca de 1 tonelada de CO2 – o equivalente à emissão provocada por 100 carros num ano.

5) 1 hectare de floresta alberga muitas espécies de animais e plantas.

6) Uma floresta natural, uma ribeira e a sua galeria ripícola (árvores e arbustos que circundam as margens) podem valorizar uma propriedade de 6 a 35%.

7) A sombra de uma árvore pode reduzir a temperatura debaixo d
a sua copa até 3ºC. À escala urbana, pode implicar a redução dos custos de ventilação até 25%, com resultados directos no combate às alterações climáticas.

8) As árvores têm capacidade de abafar o ruído, absorvendo e amenizando a sua intensidade até níveis mais confortáveis ao ouvido humano.

9) Os espaços naturais contribuem para a qualidade de vida e a saúde pública. São excelentes para a prática de exercício e factores como o silêncio ou a paisagem podem proporcionar tranquilidade e um escape para o “stress” da vida urbana.

2 comentários:

Miss S disse...

Sempre gostei imenso deste tipo de tema e achei muito pertinente enfatizar o valor das florestas, porque a verdade é que se uma pessoa não estiver por dentro das vantagens e não 'sentir' a causa não se empenhará afincadamente por esta. Para além de todos os pontos referidos, gostaría de destacar também outro - a sua beleza. Quem não se delicia ao observar uma densa floresta ou uma árvore possante e repleta de ramos? Pessoalmente, encaro os 'cenários verdes' como sendo um dos nossos maiores bens. A natureza é vida!
Bom trabalho, Catarina :D

Catarina Araújo disse...

Acho que a principal razão pela qual as florestas são desprezadas actualmente é devido ao facto de as pessoas estarem demasiado absorvidas na sua vida citadina. Até na região onde vivemos, onde existe a fantástica serra de Sintra, esta passa-nos ao lado. Eu por menos falo por mim. Olho para ela, mas passo grandes períodos de tempo sem lá por os pés, em vez disso vou às compras ou ao cinema. Eu sei, é uma vergonha, mas infelizmente não sou a única. Só quando vemos os estrangeiros pasmados com a beleza e variedade da nossa natureza, é que nos apercebemos da sorte que temos em viver numa região tão cheia de vida!