Esta noção de empreendedorismo é inspiradora no sentido em que coloca no indivíduo a capacidade de fazer independentemente do contexto. É particularmente inspiradora para territórios de baixas densidades demográficas e que acumulam com baixas densidades em capacidade de iniciativa. Neste contexto e tendo em conta a diversidade de oportunidades do concelho de Odemira importa implementar uma estratégia que promova o desenvolvimento sustentado do território pela única via de sustentação: o capital humano.
Este investimento estratégico tem como parceiros fundamentais a escola e o tecido empresarial, como tal, o seu início deve ocorrer ao nível do pré-escolar e percorrer todos os níveis de ensino com projectos específicos de promoção da participação e cidadania, promoção da capacidade de escolha e promoção da ligação entre a escola as empresas e a universidade.
Nesta linha de investimento importa criar processos ágeis e úteis para concretização de iniciativas de jovens empreendedores que passam por criar o espaço físico de acolhimento sob a forma de um centro de competências e de incubação de empresas (CCIE), e passam por potenciar a Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO) como espaço de divulgação e lançamento de novas empresas do concelho.
Importa também, construir uma rede de divulgação e acompanhamento das iniciativas consubstanciada num gabinete de apoio ao empresário e na divulgação dos diferentes incentivos ao investimento nas empresas, sejam de iniciativa municipal, nacional ou comunitários.
Sem comentários:
Enviar um comentário