Estimular o Empreendedorismo Feminino
Descrição da Medida
Esta medida centra-se na aprovação de acções de formação/consultoria, visando a criação, desenvolvimento ou consolidação de micro e pequenas empresas geridas por mulheres. É ainda considerado o apoio à criação, de redes de interempresas, que facilitem o acesso à informação, seja ao nível da formação ou dos mercados, num ambiente de divulgação permanente de oportunidades de negócio.
Objectivos Estratégicos
- Promover a alteração do perfil da indústria e serviços
- Actividades Realizadas/Próximos Passos
O Apoio ao Empreendedorismo de Mulheres é uma medida destinada a apoiar intervenções para a Igualdade de Oportunidades, inserida no Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social. Visa diminuir as assimetrias entre mulheres e homens relativamente ao empreendedorismo, através da realização de formação adequada, proporcionando apoios que se traduzam em incentivos e formas de consolidação flexíveis e inovadoras que promovam iniciativas empresariais de mulheres. Até 2007 foram aprovados cerca de 142 projectos correspondentes a um investimento na ordem dos 9.889.484€.
Foram abrangidas por acções de formação cerca de 3.728 mulheres e por acções de consultoria cerca de 1.050 mulheres. Salienta-se que foram efectivamente apoiadas cerca de 387 mulheres para criarem uma empresa.
Próximos Passos
- Terminar os projectos em curso.
No âmbito do QREN, através do Programa Operacional Potencial Humano vai existir um eixo destinado ao apoio do empreendedorismo, nomeadamente o eixo 5 - Empreendedorismo e Transição para a Vida Activa - , que apresenta como objectivos gerais:
a) apoiar a criação de emprego e o empreendedorismo;
b) apoiar projectos de criação de novas empresas de pequena dimensão que dêem lugar à criação do próprio emprego e de postos de trabalho para pessoas desempregadas ou em risco de desemprego, em especial das pessoas em risco de exclusão;
c) desenvolver o microcrédito como factor de integração sócio-profissional e de promoção da auto-estima de grupos sociais desfavorecidos;
d) apoiar a transição de jovens qualificados para o mercado de trabalho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário