Desde sempre o Homem lutou pela sua sobrevivência, porém nos dias que correm, mais do que prolongar a sua vida e adiar o envelhecimento, o Homem procura prolongar a duração da vida com qualidade. A par de uma alimentação saudável, os suplementos podem assumir um papel fundamental. Para conhecer e... viver melhor!
Um médico Norte-americano, concluiu que o nosso envelhecimento se deve à acção dos Radicais Livres. Estes são substâncias químicas que danificam as moléculas do oxigénio, atacam o ADN e, consequentemente, danificam a memória. As consequências dos Radicais Livres são geralmente bastante prejudiciais, podendo inclusive conduzir à aterosclerose, doença cardíaca, cancro, enfraquecimento do sistema imunitário, perda de memória, doença de Alzheimer, etc.
Por outro lado, a nossa pele tende também a sofrer com os seus efeitos, tornando-se prematuramente envelhecida. Os antioxidantes têm, assim, o poder de combater os radicais livres e, consequentemente, retardar o envelhecimento.
Contudo, a sua formação não está somente relacionada com a degradação do oxigénio, mas também com o stress, consumo de tabaco, raios ultravioleta, raio X, etc, podendo ainda estes formar-se a partir das carnes, grelhadas ou fumadas, quando os alimentos são fritos em óleos degradados. Assim sendo, resta-nos procurar minorar os seus efeitos e, para tal, é recomendada a suplementação com antioxidantes.
Suplementos antioxidantes e protectores cerebrais recomendados:
- Ginkgo biloba - esta é uma planta muito útil para aumentar a qualidade de vida nas idades mais avançadas. Muitos dos sintomas que os idosos sofrem estão relacionados com uma deficiente irrigação sanguínea e, consequentemente, com um deficiente aporte de oxigénio. A Ginkgo é particularmente eficaz para melhorar o afluxo de sangue ao cérebro, favorecendo a memória, melhorando a capacidade de concentração e a vigilância. Possui, também, uma forte acção antioxidante, ao nível das células cerebrais. Recomenda-se uma dose diária de 120 mg de extracto da planta.
- Acetil-L-Carnitina - composto derivado da L-Carnitina que tem a capacidade de entrar no cérebro com muita facilidade. À medida que envelhecemos, os níveis de Acetil-L-Carnitina no cérebro vão diminuindo, sendo este nutriente essencial, quer para prevenir a deterioração deste órgão, quer para o ajudar a funcionar melhor. Recomenda-se uma dose diária de 250 mg/dia, como preventivo do envelhecimento.
- Vitaminas E, C e Complexo B - As vitaminas antioxidantes clássicas E e C podem ser encontradas nos frutos frescos, saladas, vegetais e legumes verdes. Quanto às do complexo B, principalmente a vitamina B6 e B12 e o ácido fólico, que apesar de não serem antioxidantes, são altamente benéficas para a memória, alimentam e regulam o cérebro e o sistema nervoso. Recomenda-se a ingestão de cerca de 500/1000 mg de vitamina C e de 200/400 UI de vitamina E, por dia.
- Fosfatidilserina - não tem acção antioxidante, mas é essencial ao funcionamento de todas as células do corpo. Trata-se, por isso, provavelmente, do nutriente mais investigado do cérebro. A Fosfatidilserina é um fosfolípido que pode contrariar e retardar a perda da memória, de concentração e de outras capacidades mentais que acompanham o envelhecimento. O seu consumo deve situar-se entre os 200 a 300 mg por dia, com as refeições, durante um ou dois meses. Posteriormente, esta dosagem deverá ser reduzida para 100 a 200 mg diárias.
- Ácidos Gordos Ómega 3 - Ácidos gordos são essenciais ao funcionamento do cérebro. Devido à refinação dos alimentos e aos produtos enlatados que consumimos, a dieta, dificilmente, nos fornece o teor mínimo destes nutrientes. Os peixes gordos (atum, salmão, arenque, sardinhas, etc) são boas fontes de ómega 3. Infelizmente, os peixes de maiores dimensões apresentam teores muito elevados de mercúrio. Deste modo, a escolha mais inteligente deve recair sobre uma suplementação com ácidos gordos ómega 3, desprovidos deste metal pesado. Deve diariamente entre 200 e 300 mg.
Estes são apenas alguns dos suplementos aos quais poderás recorrer para manter e salvaguardar a tua juventude, segue o meu conselho e deixa de lado os maus hábitos, quem ganha é a tua saúde!
quinta-feira, maio 7
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário