quarta-feira, maio 20

Internet

E o que é o acesso total à Internet?
Podemos aceder à Internet através de vários canais, mas nem todos os métodos lhe permitem efectuar toda e qualquer acção. A Worl Wide Web, o IRC e o Telnet - as áreas principais da Internet, que serão apresentadas mais adiante - requerem «acesso total à Internet». Podemos obter este acesso através de um dos Serviços On-line (tal com0 a Compuserve ou a América Online) ou uma conta de IP (Internet Protocol) num Fornecedor de Serviços da Internet.






O que é uma BBS?

Há muito tempo atrás, as BBS (acrónimo do teromo Inglês Bulletin Board Services) eram clubes informáticos, permitindo aos seus membros ligar, afixar mensagens e trocar ficheiros. No entanto, hoje em dia a definição está muito mais esbatida. Em termos técnicos, todos os serviços on-line, tais como a Compuserve e a América Online são BBS. Isto significa que têm uma rede ou área de ficheiros privada, fora do domínio público da Internet. No entanto quando falamos em BBS não nos referimos aos grandes serviços on-line. Este termo é normalmente utilizado para definir uma pequena rede cuja principal função é agir como local para transferência e troca de ficheiros.
Só nos Estados Unidos existem mais de 100 000 BBS privadas, frequentemente dedicadas a interesses específicos ou regionais; em alguns casos, o seu acesso é gratuito. Normalmente, estas BBS têm áreas de jogos e conversas on-line, permitem a utilização de e-mail e a afixação de mensagens fornecendo mesmo, nalguns casos, acesso limitado à Internet através das respectivas ligações privadas.





Posso fazer amizades na Internet?
É certamente fácil descobrir pessoas que partilham dos seus interesses juntando-se aos debates dos Newsgroups da Usenet. A possibilidade de debater assuntos melindrosos com desconhecidos, mantendo um nível confortável de anonimato, permite frequentemente manter uma comunicação estranhamente íntima.
A passagem das amizades por e-mail para o mundo real do contacto humano já constitui um assunto completamente diferente. Não há maneira de saber, à primeira vista, qual é a idade, o sexo, o aspecto ou as intenções do seu novo «amigo electrónico». não há nada que impeça uma pessoa de utilizar o nome do seu animal de estimação, cidade, fantasia ou ídolo como nome d e-mail ou pseudónimo de IRC, por isso muito cuidado com quem fala na Internet.
Existem mesmo muitas coisas estranhas na Net?
Sim, bastantes. Tal e qual como na vida real, só que são mais fáceis de encontrar.

Sem comentários: