quinta-feira, junho 18

Cancro nos Pulmoes

A maioria das formas de cancro do pulmão tem a sua origem nas células dos pulmões; no entanto, o cancro também pode propagar-se ao pulmão a partir de outras partes do organismo. O cancro do pulmão é o mais frequente, quer em homens, quer em mulheres, e o mais importante, pois é a causa mais frequente de morte causada por cancro tanto em homens como em mulheres. Portugal foi o país da União Europeia onde o número de mortes por cancro no pulmão mais aumentou na década de 90. O crescimento da doença está associado ao consumo de tabaco.
O hábito de fumar cigarros é a causa principal em 90 % dos casos de cancro do pulmão. O cancro do pulmão aumentou nas mulheres e nos jovens devido ao costume cada vez mais difundido de fumar cigarros. Quanto mais cigarros se fumam, maior é o risco de se contrair o cancro do pulmão.
Quanto aos sintomas de cancro de pulmão dependem do tipo de cancro, da sua localização e do seu modo de propagação. De um modo geral, o sintoma principal é uma tosse persistente. As pessoas com bronquite crónica que desenvolvem o cancro do pulmão percebem com frequência que a sua tosse piora. Os sintomas consistem na perda de apetite, emagrecimento e debilidade.
Infelizmente, cada vez mais jovens se entregam ao tabaco, aconselho seriamente a pensarem duas vezes antes de o fazer!



Sem comentários: