As reportagens são como as festas e as homenagens, fazem-se por tudo e por nada. Todos os dias temos reportagens, aquelas reportagens especiais, que aparecem geralmente depois dos telejornais. Essas reportagens são sobre grandes acontecimentos, ou de grandes pessoas que fizeram grandes feitos ou passaram por experiências de vida extraordinárias…NÃO. Não de todo. As reportagens são acerca de pessoas normais, que levam uma vida semelhante à nossa. E achamos estas vidas surpreendentes. Acho que é a mesma reacção que se tem quando se olha a um espelho pela primeira vez e se fica admirado com o nosso próprio reflexo. Será que estas reportagens ainda são vistas pois sentimos que são inspiradas em nós, como os filmes biográficos? Será que não temos a capacidade de ver que aquela realidade se aproxima bastante das nossas vidinhas rotineiras? Ou será que vimos porque temos a ilusão que aquelas vidinhas rotineiras nada têm a ver com as nossas vidas cheias de acção, e logo ficamos fascinados com aquele modo de vida?
Depois ainda existem outros casos. Aqueles em que, ok, as vidas daquelas pessoas é bastante diferente da nossa. Mas são diferentes na medida em que são mais desinteressantes. Somos inundados de meninos que nunca viram o mar. Há muita gente que nunca viu o mar. Há muita gente que nunca viu muita coisa. Eu por exemplo nunca vi um pavão. Façam uma reportagem se quiserem!
E depois ainda há aquelas entrevistas a quem vê de mais. De quem vê óvnis por exemplo. Com muita pena minha estas pérolas da reportagem há muito que não nos encantam. Talvez os outros planetas também estejam em crise e os extra-terrestres estejam a poupar no combustível. Mas quando aparecem é a valer! É que parecem luzes de aviões…mas qual quê! Vê-se logo que são extra-terrestres! O Quim do café até tem um testemunho, ele até viu um! Ou era um alien ou então era a luz da rua…mas devia mesmo ser um alien, afinal as canecas de vinho que ele bebeu não lhe iriam tirar a lucidez! As equipas de reportagem estão lá batidas, para ver se conseguem tirar imagens exclusivas destes seres. Se fizerem a rotina do Quim, aposto que conseguiriam ver um alien! Aliás até eu via…
quinta-feira, junho 11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário