Segundo muitos relatórios a resposta é sim. Onze dos anos mais quentes desde 1850 ocorreram entre 1995 e 2006. No ano passado, o IPCC (Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas), informou que a terra estava 0.75º mais quente do que em 1850. Apesar de isto não parecer muito, uma pequena diferença na média das temperaturas pode causar uma grande diferença no clima. Durante a últilma era do gelo, o planeta tinha apenas menos cinco graus de temperatura que tem hoje. Com a temperatura a aumentar, os animais e as plantas deslocam-se para os pólos, à procura de um habitat mais fresco. Em 2005, o Serviço de Monitorização dos Glaciares Terrestres, em Zurique, informou que os glaciares tinham perdido metade do seu volume desde 1850. O planeta já foi quente de mais! Entre 450 000 e 800 000 anos atrás, a Gronelândia tinha florestas. As temperaturas estão a alterar-se muito rapidamente. No passado, as temperaturas alteravam-se gradualmente para baixo ou para cima. Mas no século XX, especialmente desde 1976, as temperaturas subiram mais rapidamente do que em qualquer outro século nestes últimos 1000 anos. O aquecimento pode trazer melhoramentos para as colheitas e outros benefícios para os países do Norte, como o Canadá ou a Rússia. Contudo, muitas espécies não se adaptarão às novas condições.
O IPCC concluiu que a actividade humana é muito provavelmente a responsável pelo aumento das concentrações de gases e efeito de estufa.
O IPCC concluiu que a actividade humana é muito provavelmente a responsável pelo aumento das concentrações de gases e efeito de estufa.
2 comentários:
Factos muito interessantes... Enquanto lia o teu texto não pude evitar recordar-me do filme do Al Gore, "Uma Verdade Inconveniente" (como não puderia deixar de ser, vimos aquilo tantas vezes nas aulas de Geografia do ano passado! :P).
Que nós somos os culpados acho que já todos reconheceram, agora há que agir - e rapidamente!
Gostei muito :)
Pois, de facto este é provavelmente o maior problema que a Humanidade enfrenta hoje em dia. O facto é que as pessoas, para além de lamentarem tudo isto, ainda não se preocuparam a sério, pois "têm coisas mais importantes a fazer". Eu apoio a vossa causa, pois sei como dificil é conseguir sensibilizar alguém nos tempos de correm. Tamos habituados a ver cadáveres de crianças à refeição na televisão e a passar por mendigos sem os vermos. As pessoas têm uma parede à volta do coração para poderem sobreviver no mundo de hoje. Por isso é que despertar as pessoas para o que quer que seja, como as questões ambientais é um desafio.
Enviar um comentário